Como Ser Uma Digital Influencer de Sucesso? (Dicas e Atalhos)
Os últimos anos foram movidos por grandes mudanças. A tecnologia nos introduziu a profundas alterações nas relações entre as pessoas e as mídias sociais provocaram novos comportamentos e hábitos. Hoje a Internet Influencia praticamente todas as decisões que tomamos durante o dia.
Nesse novo mundo surge uma personagem bastante importante: a Digital Influencer, ou Influenciadora Digital.
O Que é um Digital Influencer?
É uma pessoa que causa reações ou impactos em um público ou audiência, influenciando assim, a forma como essas pessoas sentem ou pensam sobre um ou mais temas.
Algumas pessoas podem ser consideradas Digital Influencers devido à autoridade alcançada dentro de um nicho de mercado. Outras podem se destacar nesse papel por causa da confiança que transmite sobre as informações.
Seja por um motivo ou pelo outro, o resultado é o alcance de um Grande Número de Seguidores nas redes sociais. E, além disso, que essa rede consuma seu conteúdo e se mantenha engajada com aquilo o que é produzido.
Toda a influencia digital ocorre através desses canais sociais como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e, principalmente, através do YouTube.
O Digital Influencer tem se transformado em profissão com alta taxa de crescimento e monetização. Justamente por isso, muitas pessoas estão se esforçando para se tornar um.
O profissional Influenciador Digital precisa estabelecer um nicho de atuação e criar conteúdos interessantes para alcançar o maior número de pessoas, buscando assim a fidelização do seu público.
Na medida em que a pessoa se torna uma autoridade naquele nicho escolhido, seus seguidores passam a se interessar pelos produtos e serviços usados e divulgados por ele. A relação de proximidade e confiança é o que gera a influencia real sobre as pessoas. E é nesse momento que a monetização acontece.
Hoje muitas empresas já perceberam o poder dessa influencia e estão buscando novos profissionais para divulgar suas marcas e produtos.
Quanto ganha um Digital Influencer no Instagram?
Hoje em dia o Influenciador Digital não precisa, necessariamente, ter milhões de seguidores. Dependendo do mercado de atuação e de como o profissional deseja trabalhar, pode se encaixar em um dos tipos de influenciador de mercado:
- Macro Digital Influencer
Os Influenciadores Digitais Macro são aqueles que possuem milhões de seguidores. Seus temas normalmente são expansivos e isso ajuda a conquistar mais seguidores a cada dia.
Whindersson Nunes e Camila Coutinho são bons exemplos de Macro Digital Influencers. A especialidade deles é a empatia com a realidade ou com o sonho das pessoas. Apesar de terem nichos específicos, eles não se prendem a esses temas e ampliam seus conteúdos com frequência.
- Mini Digital Influencer
Perfis que possuem menos de 10 Mil Seguidores normalmente são de nicho. Eles tratam de temas específicos relacionados a um assunto mais amplo. E esse é justamente o fator que torna os Mini Digital Influencers estratégicos para as empresas, o poder de falar com a audiência certa.
Eles podem ser uma estilista que fala sobre um tipo de moda, pode ser um chef de cozinha que se especializou em um tipo de gastronomia, ou mesmo um Profissional de Marketing que se aprofundou sobre o mercado de pequenas empresas.
Eles tratam de temas que são experts. Se por um lado isso pode ser uma desvantagem (não ter tantos seguidores como os influenciadores digitais macro), por outro essa pode ser a sua principal vantagem competitiva.
Os valores pagos aos Digital Influencers variam muito. Em geral, quanto maior for a audiência, maior é o valor da publicidade. Em média os valores dos contratos ficam em torno de:
- Micro influenciadores: Negociam valores entre R$ 1 mil e R$ 5 mil. Quem não tem habilidade de negociação pode procurar uma agencia, porém ela fica com parte do valor do contrato.
- Grandes influenciadores digitais: Negociam valores entre R$ 20 mil e R$ 150 mil por campanha, dependendo da mídia desejada.
- Influenciadores com relevância mundial: Eles faturam valores invejáveis. Alguns chegam a cobrar US$ 25 mil por publicação no Instagram.
Os principais critérios que provocam essa grande variação de valores são: exclusividade com a empresa, as mídias incluídas, a imagem do influenciador e a precisão do público.
Além dos contratos com as empresas, os vídeos no YouTube também monetizam. Empresas também pagam para veicular seus anúncios em canais com muita audiência. Em geral a plataforma repassa US$0,60 a US$5 a cada mil visualizações, mas esse valor varia de acordo com o nicho de mercado.
E ainda mais… Com a audiência aumentando e a visibilidade também, o digital influencer pode ser convidado para participar de eventos e dar palestras, que também geram receita.
Ferramentas para Digital Influencer
Para se tornar um digital influencer se sucesso é importante conhecer profundamente os recursos de mídia digital. É importante estudar o seu nicho de mercado, os assuntos de interesse do seu público-alvo e dominar as ferramentas e plataformas para compreender o que os números estão revelando.
Mensurar os resultados é fundamental para identificar os melhores caminhos e temas a serem publicados. Para isso, conhecer sobre marketing digital é importante, pois ele oferecerá base para escolher melhores recursos e estratégias para aumentar o alcance das publicações.
É importante se cercar de ferramentas que ajudem você a medir o desempenho dos seus conteúdos como o Google Analytics, os recursos e insights das redes sociais e as ferramentas de automação.
Cada plataforma possui um tipo de funcionamento, um público diferenciado e precisa de atenção específica para engajar. Saber escolher os melhores canais para a divulgação do seu trabalho também é fundamental para alcançar o sucesso.
Os Melhores Cursos para digital influencer
Se você quer ser um Influenciador Digital de Sucesso precisa se capacitar para isso. O mercado está cada vez mais competitivo e por isso é importante estar à frente nas Tecnologias e Técnicas de Marketing.
Existem diversos cursos de capacitação em Marketing Digital na internet que podem oferecer bons conhecimentos. É importante se especializar em cada plataforma como Facebook, Instagram, em SEO para otimizar seus vídeos e conteúdos.
Além disso, também já existem cursos específicos para Digital Influencers. Como não poderia deixar de ser a maioria deles é online. Nesses cursos o profissional encontra todo o conhecimento necessário para iniciar nessa profissão e se destacar.
Participar de eventos e palestras com influenciadores digitais também pode ser uma ótima ideia para conhecer histórias de quem já atua nesse mercado. Dessa forma é possível ter insights importantes que podem ajudar a desenvolver sua carreira.
Agora você já sabe como ser uma Digital Influencer. Invista nessas dicas e construa sua carreira de sucesso.